anterior

nos setores siderúrgico (Usiminas), gestão ambiental (Cavo) e aeroportuário (A-port). Também registrou investimento recorde em suas linhas de negócios principais, que desde 2005 somaram cerca de R$ 20 bilhões. Esses movimentos estratégicos reforçaram o balanceamento entre os segmentos de atuação que sustentaram o vigoroso crescimento dos negócios nos últimos anos. Cimento, Concessões de Energia e Transportes e Engenharia e Construção responderam por 71,4% da receita líquida apurada em 2011.

A agenda da sustentabilidade se impôs como fio condutor de nossas metas para aumentar a produtividade e a geração de valor para clientes, acionistas, profissionais e comunidades. Somos o primeiro grupo empresarial do setor de infraestrutura a elaborar diretrizes de negócios sustentáveis para a Região Amazônica, abraçando um compromisso que ultrapassa as questões legais e enfoca o legado pelo qual queremos ser reconhecidos: efetiva contribuição no desenvolvimento das comunidades onde atuamos.

Em 2011, a InterCement, holding que integra os negócios de cimento do Grupo Camargo Corrêa, avançou no caminho de internacionalização com o lançamento de sua nova marca corporativa e importantes investimentos na ampliação da produção no Brasil, onde registrou crescimento de participação de mercado, Argentina, Paraguai e Angola. Além disso, merece registro evento subsequente, em março de 2012, com o anúncio de oferta pública para a aquisição da totalidade do capital da Cimpor, reforçando o

compromisso de crescimento internacional em mercados emergentes.

No âmbito da divisão de Concessões, a constituição da CPFL Renováveis, que nasce líder na geração de energia eólica na América Latina, agregou quase 2 mil megawatts ao volume disponibilizado a seus clientes e a CCR cresce além das estradas, diversificando frentes de negócios nos segmentos de mobilidade urbana: anéis rodoviários, sistemas de transporte de massa (metrô) e aeroportos.

A Construtora Camargo Corrêa, empresa que deu origem ao Grupo, completou um ciclo de transição para a nova liderança de executivos e posicionamento estratégico no segmento de projetos de engenharia de alta complexidade e grande porte logístico. A reorganização reforçou a cultura e o padrão Camargo Corrêa de qualidade, que seguem valorizando a eficiência de processos e o foco no cliente. Merece destaque no período a entrega da Ponte Rio Negro, uma das mais importantes obras da Região Norte brasileira e que já beneficia o desenvolvimento de Manaus e arredores e a superação das dificuldades e avanço nas obras de construção da Usina Hidrelétrica Jirau.

A Alpargatas, um caso de sucesso na gestão de marcas desejadas de vestuário e calçados pelos consumidores brasileiros e do exterior, modernizou sua marca institucional e anunciou investimentos de